Vegetariano e saudável?
Ser vegetariano ainda atrai muita polêmica nos dias atuais. Muitas pessoas ainda tem o pensamento de que vegetarianos não conseguem todas as vitaminas e minerais através de sua alimentação.
Primeiramente, vou ser enfática: É possível sim ser saudável sem consumir produtos de origem animal desde que você faça as substituições corretas! Não adianta parar de comer carne, leites e derivados e substituir por alimentos industrializados ricos em carboidratos refinados (macarrão, pão, doces…), conservantes e corantes (Isso acontece muito!!). Você será vegetariano, mas saudável eu afirmo que não. A alimentação vegana deverá ter como base frutas, legumes, verduras e cereais.
Umas das coisas que mais preocupa quem está iniciando este estilo alimentar é em relação ao consumo de proteínas, principalmente os praticantes de atividades físicas, e esta preocupação faz sentido quando sabemos que as maiores fontes de proteína de alta biodisponibilidade são os produtos de origem animal (carne, leite, ovos). Mas a boa notícia é que produtos de origem vegetal também contém proteínas e que em alguns casos só precisamos melhorar a biodisponibilidade dessa proteína como, por exemplo, nossa clássica combinação: arroz + feijão. Proteínas são formadas por aminoácidos e para serem consideradas de boa qualidade o alimento deverá conter todos os aminoácido chamados essenciais (nosso organismo não produz estes).O arroz não possui um aminoácido essencial que o feijão possui e por isso quando consumido juntos formam uma proteína completa. E ainda temos outras fontes como a quinoa, grão de bico, soja (prefira fermentada e orgânica)… Ou seja, não faltam opções!
Também devemos nos preocupar com outros nutrientes como: Ferro, Vitamina B12, Cálcio, Zinco, Vitamina C e estes nutrientes devem ser quantificados através de análise da alimentação atual e exames bioquímicos. Através da alimentação conseguimos adequar todos estes para que não ocorra nenhuma deficiência, com exceção da vitamina B12 que poderá ser necessária suplementação, mas o seu nutricionista saberá analisar da real necessidade e se for o caso suplementar. Para fechar, ser vegetariano, independente de sua motivação é uma oportunidade de se alimentar melhor e ter uma vida mais saudável desde que você faça de forma correta com quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e lipídeos.