Olá,
Me chamo Cristiane Araujo, sou nutricionista e vou contar um pouquinho sobre mim…
Meu caso de amor e ódio pela comida começou já na infância. Minha alimentação não era uma das mais saudáveis: Comia salgadinhos, refrigerantes e doces TODOS OS DIAS. Tinha uma seletividade alimentar extrema e não comia de forma nenhuma feijão, verduras e legumes. A consequência foi um sobrepeso na infância e uma anorexia nervosa na adolescência.
Na época de escolher o curso da faculdade optei por Nutrição.Era fascinada por aqueles cálculos de carboidratos, proteínas e lipídeos. Parecia que tinha achado a solução dos problemas…
Após a faculdade fiz uma pós graduação em Nutrição clínica e em uma das aulas a professora falou sobre a Nutrição Funcional. Eu não sabia exatamente do que se tratava, até me interessei mas não passou disso. Terminei essa pós -graduação e por obra do destino tive a oportunidade de iniciar em uma pós graduação de Nutrição clínica funcional e quando cheguei para assistir a aula inaugural, a professora falava dos princípios da Nutrição Funcional e “meus olhos brilharam”! A alimentação contribuindo para amenizar sintomas de muitas doenças que até então eu achava que não tinha relação alguma com nutrição.Tudo provado com base em artigos científicos atuais.
O amor começou nesta época e não acabou mais.A frase de Hipócrates: “Faça de teu alimento o teu remédio” agora fazia sentido.
A partir daí mudei a minha concepção do que é uma alimentação saudável de verdade e cada vez mais acredito no poder dos alimentos em nosso corpo e mente. Através da alimentação podemos nos nutrir ou nos envenenar. Precisamos aprender a identificar o ponto de equilíbrio, sem terrorismo nutricional, pois não “moramos dentro de uma bolha”, mas também não devemos ser negligentes com a nossa saúde.
Estar saudável vai além de ausência de doenças. Seu corpo precisa de nutrientes que provém do alimento como “combustível” para funcionar e esse combustível não pode ser composto somente por calorias e os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) dos alimentos. É muito mais que isso! Quanto mais rico o alimento (vitaminas, minerais, antioxidantes, fitoquímicos…), mas saúde você terá.
Criei este blog para compartilhar conhecimentos, receitas e dicas. Fiquem a vontade para opinar, sugerir assuntos e esclarecer dúvidas.
Abaixo minha formação:
- Graduada pela Universidade do Grande Rio;
- Pós Graduada em atendimento nutricional pela Universidade Gama Filho;
- Pós graduada em Nutrição clínica funcional pela UnicSul – Vp consultoria;
- Pós graduada em Fitoterapia pela Unicsul- Vp consultoria.
Só para constar:
Fiz as pazes com a comida e se será um prazer te ajudar a fazer também!!!
Abraços,